O Cônsul - A saga do sueco Lourenço Westin no Brasil do século XIX

  

Trabalho profundo, comovente e revelador 

      Foi com alegria que recebemos  o livro "O Cônsul – A saga do sueco Lourenço Westin no Brasil do século XIX"  de autoria do amigo Júlio Olivar, jornalista e escritor residente em Vilhena- Rondônia, membro da Academia Rondoniense de Letras, com vários livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. Júlio é um apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.

      Logo mergulhamos numa prazerosa leitura. Sua obra é uma caminhada cativante pela história social e política de nossos rincões coloniais, fruto de profunda pesquisa e que resultou num belo romance. 


Zola Xavier e Janete Valladão  -  Maricá - RJ - foto Maria Ribeiro  2025

      Salientamos uma passagem do livro que, em particular, nos chamou muita atenção por ser um episódio emblemático ocorrido no município de Maricá, Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, onde, coincidentemente, estamos residindo. Julio discorre sobre o comovente e  histórico ato de resistência dos afrodescendentes, quando comenta a passagem do cientista inglês Charles Darwin por esta região, precisamente na fazenda Itaocaia Valley - local do trágico suicídio de uma mulher escravizada que jogou-se do alto da Pedra de Itaocaia para não mais voltar ao cativeiro.   

Excelente e valioso trabalho.

Com muita satisfação divulgaremos a sua obra.


Por Zola Xavier da Silveira*

* Jornalista

Idealizador e produtor do documentário " Caçambada Cutuba - a história que Rondônia não escreveu" 2019.

Autor do livro " Uma Frente Popular no Oeste do Brasil " Editora Aquarius, 2023.

 

 

Serviço:

O livro pode ser adquirido diretamento com o autor pelo WhatsApp 69 - 9954 1325,  ao preço de 100,00, pagamento pelo PIX chave  69999749255 em nome Acácio Félix Costa.


           


Comentários

Postagens mais visitadas