CORDÉIS NO MERCADO CENTRAL - A EMBAIXADA DO NORDESTE EM PORTO VELHO - RONDÔNIA

Por  Zola Xavier da Silveira **
Foto:  Alice Poltronieri  -  2023
 

Recentemente, passeando pela cidade,  avistei uma cena muito  empolgante. Vi um pequeno Box no Mercado Central de Porto Velho, na porta que dá entrada pela Travessa Renato Medeiros, que está se transformando em uma verdadeira embaixada cultural do nordeste na nossa cidade. Carlos é o responsável por manter essa banca, onde ele apresenta uma variedade de cordéis de diversos cordelistas do Brasil, abordando temas diversificados do norte e nordeste brasileiro.

 

Foto: Alice Poltronieri - 2023

 

O trabalho de Carlos é uma homenagem à paixão de seu sogro, que também manteve uma banca cultural em outro ponto da cidade nos anos 70. Essa continuidade mostra o valor que essa expressão cultural tem para a sua família e como eles desejam compartilhar isso com a população de Porto Velho.

 Através dessa banca, Carlos proporciona à população local uma oportunidade única de entrar em contato com a cultura nordestina, descobrindo *cordeis de diferentes temáticas. Além disso, a iniciativa apoia os cordelistas, oferecendo um espaço próprio para exibirem seus trabalhos e divulgarem suas produções literárias. Isso é importante para fortalecer a cultura e a arte local, incentivando o talento e a criatividade desses artistas.

 É inspirador ver como essa iniciativa está mantendo viva  a tradição, proporcionando um local onde as pessoas possam  apreciar e se familiarizar com a riqueza  cultural tipicamente nordestina, que certamente contribui para enriquecer a diversidade cultural de Porto Velho e aproximar diferentes regiões do país. Eis que entre cordéis que balançam no cordão encontrei, para minha alegria,  o cordel "Caçambada Cutuba ou O Maior Atentado Político da Cidade de Porto Velho" de autoria do cordelista professor Doca Brandão, pernambucano que atualmente mora em Pimenta Bueno -  Rondônia. 

 

Não perca a oportunidade de conhecer esse espaço de características únicas na capital de  Rondônia. 

*Literatura de Cordel é uma forma de narrativa popular que apresenta histórias, lendas e fatos históricos com uma estética própria. 

 ** Jornalista

   - Idealizador e produtor do documentário "Caçambada Cutuba - a história que Rondônia não escreveu." 2019 

    - Autor do livro "Uma Frente Popular no Oeste do Brasil", editora Aquarius 2023.

 












Comentários

Postagens mais visitadas