Papa Francisco recebe presente de Porto Velho, Rondônia

Num gesto,  a grandiosidade da Amazônia

Por Alice Poltronieri *


 

Vó Edma e vô Igídio  exibem com orgulho a foto do Papa recebendo o licor feito  por suas mãos. - foto: Alice Poltronieri-2023

Com grande emoção, Dona Edma exibe no seu estabelecimento uma foto do Papa Francisco recebendo o presente das mãos do Arcebispo de Porto Velho, Rondônia, Dom Roque Paloschi. Essa cena vibra como reconhecimento do seu trabalho pela importância de valorizar os produtos amazônicos.

Dona Edma e seu Igídio são proprietários de um estabelecimento que produz iguarias com ingredientes da Amazônia. 

Vovó Edma como é conhecida,  abriga em sua propriedade,  uma fábrica artesanal de iguarias  de uma  culinária quase inédita que valoriza os ingredientes únicos e autênticos da Amazônia. Com uma ampla variedade de produtos, ela celebra as riquezas naturais e culturais da região Amazônica.

Em outubro de 2017, Dona Edma teve a oportunidade enviar um presente especial ao Papa Francisco, personagem mundialmente conhecido por sua preocupação com questões sociais e ambientais. A entrega foi realizada através de Dom Roque,  Para ela este ato significa  uma graça recebida.

A escolha do licor de cupuaçu foi cuidadosamente feita para representar as maravilhas naturais da Amazônia e a diversidade de sabores presentes na região.

O presente enviado por Dona Edma de Rondônia.- Foto: Alice Poltronieri - 2023

Oriundos do Paraná, O casal, Dona Edma e Seu Igídio chegaram para morar em Porto Velho a mais de 20 anos, se especializaram  em iguarias da Floresta Amazônica, como doces e licores de  cupuaçu, tucumã, pupunha, açaí e a  cachaça de jambu, desde então    participam do  desenvolvimento cultural da cidade com seus produtos feitos artesanalmente. Prova disso, são as  marcas indeléveis  das deliciosas e delicadas doçuras regionais de encher os olhos a todos os que visitam a loja em busca de presentes genuínos.

A iniciativa de enviar um licor de cupuaçu ao Papa Francisco, é um exemplo inspirador de como os valores das iguarias  regionais podem ultrapassar fronteiras e alcançar reconhecimento internacional. Além disso, a ação de dona Edma destaca a importância de valorizar e preservar as riquezas naturais da Amazônia, promovendo uma cultura de respeito e conscientização.                             

Dona Edma  nos contou que a  ideia de enviar  o Licor de cupuaçu para o Papa Francisco surgiu quando em outubro de 2017  recebeu  em sua loja, Dom Roque e  ficou sabendo que o  mesmo estava de viagem para o Vaticano,  foi aí que teve a ideia de enviar ao Papa, pelas mãos do Arcebispo, a iguaria confeccionada por ela. Nos contou ainda, que quando dom Roque retornou narrou que ao entregar o seu presente,  o Papa  teria perguntado se era da Amazônia e quando Dom Roque disse que era de Rondônia o Ele teria dito: Que bom!

Visivelmente  emocionada  dona Edma, afirma que considera que "teve uma graça alcançada", por uma  iguaria de receita exclusiva de sua loja  elaborada por ela, com ingredientes da Amazônia    ter  chegado às mãos do Pontífice.

Dona Edma em frente à "Vovó Edma Delícias"-Foto: Alice Poltronieri- 2023


                            * Produtora do programa Vozes da Amazônia, colunista do Blog Guaporé Cultural, Poeta.            

Comentários

Postagens mais visitadas