Lançamento do livro “Uma Frente Popular no Oeste do Brasil” - Uma festa democrática

 



Velhos camaradas: Élida Escaciota, Fernando Maranhão, Adelino Alves, Zola Xavier, Walmir Rodrigues e Roberto Percinoto - foto Clarildo Menezes



Interior da tradicional Taberna da Glória - foto Clarildo Menezes - maio de 2023

O autor da obra, o jornalista rondoniense Zola Xavier da Silveira, radicado no Rio de Janeiro desde 1972, na noite de  sexta-feira ( 19\05 ), recebeu na tradicional  Taberna da Glória, os abraços de velhos companheiros de militância das várias vertentes da esquerda nacional. Seus conterrâneos, a arquiteta Zhora Motta, lulista ferrenha e o advogado Márcio Pucú histórico ex-membro do velho PCB, representaram sua terra natal.


Zhora Mota e Zola Xavier
Zola e Márcio Pucú

O capítulo onde o escritor denuncia a ocupação do Palacete Rio Madeira, sede dos estudantes de Rondônia, pelos militares, por ocasião do golpe civil militar de 1964 e que ainda perdura até hoje, dominou as rodas de conversas durante o lançamento do livro. O advogado Dr. Ramirez Beltrão do Vale, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Rio de Janeiro se mostrou surpreso e indignado com essa violência a qual denominou de “resquícios da ditadura na distante Rondônia”.



Dr. Ramires Beltrão com Zola Xavier - foto Clarildo Menezes 

Zola aproveitou a oportunidade para registrar que o renomado jornalista Ancelmo Gois , em seu conceituado Blog do jornal  O Globo, assim noticiou: “prédio histórico localizado no coração de Porto Velho, capital de Rondônia, o Palacete Rio Madeira foi ocupado pelo exercito após o golpe de 1964 e até hoje, 59 anos depois, não foi devolvido à verdadeira proprietária, a URES. A denúncia faz parte do livro ‘Uma Frente Popular no Oeste do Brasil’ de autoria do jornalista Zola Xavier da Silveira”. Esta notícia gerou  uma forte  repercussão em Rondônia.  O advogado Vinicius Miguel, professor de Direito da Universidade Federal de Rondônia – UNIR entrou em contato com o autor do livro se mostrando empenhado na defesa da causa dos estudantes de Rondônia.


Jorge Coutinho, remanescente do Centro Popular de Cultura e Zola Xavier - foto Clarildo Menezes

O Palacete Rio Madeira, também abrigou uma representação do Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE. O ator Jorge Coutinho, 89 anos, um de seus fundadores, juntamente com Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Glauber Rocha, Oduvaldo Viana Filho e tantos outros, marcou presença no evento e declarou: “o livro Uma Frente Popular no Oeste do Brasil é a cara do CPC da UNE”.



Palacete Rio Madeira doado aos estudantes pelo Governo da Frente Popular - foto Zola Xavier 2009


 GALERIA DE FOTOS: CLARILDO MENEZES




Zola Xavier, Kika Valente e Jorge Coutinho

Zola Xavier, Alan Christi e Juliana Camacho


Zola Xavier e Kika Valente

Walmir, Maranhão, Adelino e Zola

Adelino e Zola

Pery Salgado e Zola Xavier

Interior da Taberna da Glória


Percinoto, Zola, Jorge Amaral e Almir Paulo

Pery e Zola


Léa, Zola e Silas

Jorge Coutinho e Zola

Jonatas e Zola

Janete, Jonatas, Ana, Ivana e Carlos

Ivana e Zola

Pestana e Zola

Zola e Maranhão


Evandro, Ângela e Zola

Zola e Élida


Ângela, Pery, Kika, Alan, Juliana, Zola, Pedro e Luis Felipe

Marcelo, Viviane e Zola


Zola e Albertino

Zélia, Pestana e Zola


Jorge Amaral e Zola

Delcio, Pery, Zola, Percinoto, Jorge Coutinho e Kika

Delcio e Zola

Carlos e Zola

André, Danielle e Zola



Ana Cristina e Zola

Ana Beatriz, Regina e Zola

Almir Paulo e Zola


Albertino, Maíra e Solange


 

 



 

 

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas